Poucos sabem, mas adquirir uma coisa de origem duvidosa pode te render um processo criminal e até uma prisão. Tratamos aqui do crime de receptação, que consiste em receber coisa proveniente de crime.
A receptação pode ser dolosa, se a pessoa adquire, recebe, transporta ou oculta coisa proveniente de crime sabendo dessa origem criminosa, podendo ser também qualificada, se a pessoa o faz no exercício de atividade comercial ou industrial. Ainda, a receptação pode ser culposa, que ocorre quando o sujeito, embora não saiba da origem criminosa do bem, devesse saber pela desproporção entre o valor e o preço da coisa (p. ex. algo é anunciado por um preço muito divergente do preço de mercado) ou pela natureza de quem oferece a coisa (p. ex. um ladrão conhecido oferece a coisa).
Entenda mais no vídeo:
🌎 Acesse o nosso site e fique por dentro do mundo do Direito.
🔴 Conheça o canal no YouTube mantido pelo sócio Lucas Cotta, onde periodicamente publica vídeos comentando sobre assuntos jurídicos.
▶️ Conheça o Debate Forense, uma playlist de vídeos no YouTube sobre Direito, política e opinião, onde tratamos sobre os mais variados assuntos sob a perspectiva jurídica, sempre ao vivo e com convidados.
 
								 
								 
								
 
 
								