Causas de extinção da punibilidade – introdução

No momento, você está visualizando Causas de extinção da punibilidade – introdução

CONCEITO

Causas de extinção da punibilidade são aquelas que extinguem o direito de punir do Estado.

  • Estão mencionadas no rol exemplificativo do art. 107 do Código Penal
  • O rol não é taxativo, pois existem outras causas de extinção de punibilidade previstas no próprio Código Penal e também na legislação especial.
  • Exemplo: no delito de peculato culposo, o ressarcimento do dano antes do trânsito em julgado da sentença extingue a punibilidade.

EFEITOS DAS CAUSAS DE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

i) se a extinção da punibilidade for antes do trânsito em julgado da sentença condenatória, impedirá todos os efeitos decorrentes da condenação, sejam os efeitos penais principais, os efeitos penais secundários ou mesmo os efeitos extrapenais;

ii) se a extinção da punibilidade for depois do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, em regra, eliminará somente os efeitos penais principais da condenação, qual seja, a imposição de pena ou medida de segurança.

ATENÇÃO: em caso de anistia e abolitio criminis, mesmo que sejam posteriores ao trânsito em julgado da sentença penal condenatória, atingirão todos os efeitos penais principais e os efeitos penais secundários, remanescendo, contudo, os efeitos extrapenais.

REFERÊNCIAS

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal, volume 1, parte geral: 24ª ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020 – versão digital.


Link deste post no nosso site:



▶️ Confira nosso curso sobre Ciências Criminais.

🌎 Acesse o nosso site e fique por dentro do mundo do Direito.

🔗 Siga o nosso perfil no Instagram, interaja conosco e veja as notícias mais recentes sobre o Direito.

👨🏼‍🏫 Veja os cursos que lecionamos.

📧 Assine nossa newsletter para receber conteúdo jurídico atualizado diretamente no seu e-mail.

📒 Veja os livros que recomendamos.

💭 Sugira um assunto para ser abordado em texto, vídeo ou podcast.

Acesse a Comunidade Penal, um curso por assinatura no qual você terá acesso a um vasto conteúdo abrangendo as Ciências Penais, com aulas teóricas sobre Direito Penal e Processo Penal. Abrange também aulas de Prática Forense Penal, disciplina essa às vezes esquecida pela maioria das faculdades de Direito do Brasil.