7 motivos para contratar um escritório de advocacia em vez de procurar a Defensoria Pública

  • Última modificação do post:31/10/2024
  • Categoria do post:Clientes
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
No momento, você está visualizando 7 motivos para contratar um escritório de advocacia em vez de procurar a Defensoria Pública

No Brasil, as pessoas que não têm condições de contratar advogados podem solicitar os serviços da Defensoria Pública para terem seus direitos defendidos perante o Poder Judiciário. A grande maioria dos defensores públicos é de profissionais de excelente qualidade. Muitas vezes, os defensores públicos superam a qualidade dos advogados médios.

Entretanto, a atuação da Defensoria Pública tem suas limitações. Em muitos locais, por exemplo, os defensores públicos não atuam em causas perante os Juizados Especiais, por serem “causas menores”, dentre as quais as partes podem procurar diretamente o Poder Judiciário sem a necessidade de advogados (isso é possível, mas não é aconselhável, pelas razões que expomos aqui).

Ainda, há muitas comarcas onde sequer há defensores públicos atuantes e, mesmo nas comarcas onde há Defensoria Pública Estadual, nem todas têm a Defensoria Pública da União, que atua em causas perante a Justiça Federal.

Neste post listamos alguns motivos para você preferir contratar um escritório de advocacia particular em vez de buscar a Defensoria Pública.

1. Atendimento personalizado

Advogados particulares oferecem um serviço totalmente voltado para as necessidades específicas de cada cliente. Com menos pessoas para atender, podem se dedicar com maior intensidade ao estudo de cada caso, garantindo um acompanhamento mais detalhado e estratégico.

2. Disponibilidade exclusiva

Enquanto a Defensoria Pública, apesar da competência de seus profissionais, sofre com a sobrecarga de processos e a falta de defensores, o advogado particular consegue gerir um número menor de casos, proporcionando mais tempo e atenção para cada cliente.

3. Acesso direto ao profissional

Contratar um advogado particular permite um contato mais direto com o profissional responsável pelo seu caso, facilitando reuniões, trocas de informações e um acompanhamento mais ágil de todas as etapas do processo. Muitas vezes, ao levar o caso para a Defensoria Pública, demora-se semanas para conseguir um primeiro atendimento com o defensor público. Além disso, são raríssimos os defensores públicos que fornecem seus números de telefone para contato direto com as partes.

4. Maior flexibilidade no atendimento

Escritórios particulares oferecem maior flexibilidade no atendimento, incluindo horários adaptáveis, modalidades de consulta (presencial, online), além de uma maior agilidade na comunicação com o cliente.

5. Estratégia jurídica personalizada

Advogados particulares têm a capacidade de construir uma estratégia jurídica específica para cada caso, levando em conta todos os detalhes relevantes, o que pode ser mais difícil para defensores públicos, que lidam com grande volume de processos e prazos apertados.

6. Possibilidade de escolher o advogado

Ao contratar um advogado particular, o cliente pode escolher o profissional que mais se adequa às suas necessidades, levando em consideração especializações, histórico de sucesso em casos similares e até o perfil de atendimento desejado. Na Defensoria Pública, essa escolha não é possível.

7. Atendimento contínuo e de longo prazo

Escritórios de advocacia particulares oferecem um acompanhamento que pode ir além de um caso específico, construindo uma relação de confiança e suporte jurídico contínuo ao longo do tempo, o que pode ser ideal para famílias e empresas que buscam segurança jurídica em diversas áreas.


Link deste post no nosso site:



▶️ Confira nosso curso sobre Ciências Criminais.

🌎 Acesse o nosso site e fique por dentro do mundo do Direito.

🔗 Siga o nosso perfil no Instagram, interaja conosco e veja as notícias mais recentes sobre o Direito.

👨🏼‍🏫 Veja os cursos que lecionamos.

📧 Assine nossa newsletter para receber conteúdo jurídico atualizado diretamente no seu e-mail.

📒 Veja os livros que recomendamos.

💭 Sugira um assunto para ser abordado em texto, vídeo ou podcast.

Acesse a Comunidade Penal, um curso por assinatura no qual você terá acesso a um vasto conteúdo abrangendo as Ciências Penais, com aulas teóricas sobre Direito Penal e Processo Penal. Abrange também aulas de Prática Forense Penal, disciplina essa às vezes esquecida pela maioria das faculdades de Direito do Brasil.