Quando uma pessoa física (natural) falece, ela deixa o espólio, que é o conjunto de sua massa patrimonial (o que chamamos de massa falida caso se trate de pessoa jurídica). Esse espólio abrange a herança e o legado.
A herança é o conjunto de bens não individualizados do espólio, enquanto o legado são todos os bens individualizados.
A título de exemplo, imaginemos que alguém faleça, sem deixar testamento, deixando metade de seu patrimônio para um filho e a outra metade para o outro filho. Nesse caso, cada filho terá direito à sua parte na herança, pois terá direito a um percentual do patrimônio total do falecido.
Por outro lado, por exemplo, se a pessoa, sem herdeiros necessários (filhos etc.), faz um testamento deixando um de seus veículos, uma Ferrari, para um amigo seu, esse amigo não herdará a Ferrari, tecnicamente dizendo, e sim terá direito ao legado, pois a Ferrari, no caso, é um bem individualizado do patrimônio do falecido.
Assim sendo, há diferença sutis, embora importantes, entre herança, legado e espólio.
Entenda mais no vídeo abaixo:
Link deste post no nosso site:
▶️ Confira nosso curso sobre Ciências Criminais.
🌎 Acesse o nosso site e fique por dentro do mundo do Direito.
🔗 Siga o nosso perfil no Instagram, interaja conosco e veja as notícias mais recentes sobre o Direito.
👨🏼🏫 Veja os cursos que lecionamos.
📧 Assine nossa newsletter para receber conteúdo jurídico atualizado diretamente no seu e-mail.
📒 Veja os livros que recomendamos.
💭 Sugira um assunto para ser abordado em texto, vídeo ou podcast.
Acesse a Comunidade Penal, um curso por assinatura no qual você terá acesso a um vasto conteúdo abrangendo as Ciências Penais, com aulas teóricas sobre Direito Penal e Processo Penal. Abrange também aulas de Prática Forense Penal, disciplina essa às vezes esquecida pela maioria das faculdades de Direito do Brasil.