Na sua redação original, o Código Penal assim previa:
Art. 107 – Extingue-se a punibilidade:
VII – pelo casamento do agente com a vítima, nos crimes contra os costumes, definidos nos Capítulos I, II e III do Título VI da Parte Especial deste Código;
VIII – pelo casamento da vítima com terceiro, nos crimes referidos no inciso anterior, se cometidos sem violência real ou grave ameaça e desde que a ofendida não requeira o prosseguimento do inquérito policial ou da ação penal no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da celebração;
Código Penal
Essas hipóteses de extinção de punibilidade, contudo, atualmente não mais subsistem, porque os dispositivos acima foram revogados pela Lei nº 11.106/2005, que entrou em vigor no dia 28/03/2005.
Dito isso, então é importante frisar que, atualmente, o casamento do réu com a vítima ou da vítima com terceiro não é mais causa de extinção de punibilidade.
Contudo, como a Lei nº 11.106/2005 alterou a lei penal de maneira in pejus, ou seja, de maneira prejudicial ao réu, retirando duas hipóteses de extinção de punibilidade que até então existiam, os fatos praticados até o dia 28/03/2005 estão contemplados pela redação anterior, de modo que, se o fato criminoso antecedeu tal data, é possível que o réu tenha sua punibilidade extinta em razão de se casar com a vítima ou em razão de a vítima se casar com terceiro.
REFERÊNCIAS
CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal, volume 1, parte geral: 24ª ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020 – versão digital.
Link deste post no nosso site:
▶️ Confira nosso curso sobre Ciências Criminais.
🌎 Acesse o nosso site e fique por dentro do mundo do Direito.
🔗 Siga o nosso perfil no Instagram, interaja conosco e veja as notícias mais recentes sobre o Direito.
👨🏼🏫 Veja os cursos que lecionamos.
📧 Assine nossa newsletter para receber conteúdo jurídico atualizado diretamente no seu e-mail.
📒 Veja os livros que recomendamos.
💭 Sugira um assunto para ser abordado em texto, vídeo ou podcast.
Acesse a Comunidade Penal, um curso por assinatura no qual você terá acesso a um vasto conteúdo abrangendo as Ciências Penais, com aulas teóricas sobre Direito Penal e Processo Penal. Abrange também aulas de Prática Forense Penal, disciplina essa às vezes esquecida pela maioria das faculdades de Direito do Brasil.