A importância da OAB

  • Última modificação do post:18/09/2022
  • Categoria do post:Pense Direito / OAB
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura
No momento, você está visualizando A importância da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB é a única entidade de classe prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – CF/88.

Com essa estatura constitucional, à OAB foi delegada a defesa das prerrogativas do advogado, o qual, segundo o art. 133 da própria Constituição, é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão.

A OAB também indica membros para a composição do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, além de membros para comporem os diversos Tribunais de Justiça do país.

A importância da OAB é tamanha que a Constituição também conferiu à OAB a legitimidade para propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, no controle concentrado de constitucionalidade das normas infraconstitucionais.

A OAB é responsável pela defesa da Constituição e dos direitos e garantias fundamentais do cidadão. Ainda, zela pela qualidade da própria advocacia, aplicando o exame de ordem e definindo as suas diretrizes, para que a sociedade tenha bons profissionais no mercado da advocacia.

Entenda mais no vídeo.


Link deste post no nosso site:



▶️ Confira nosso curso sobre Ciências Criminais.

🌎 Acesse o nosso site e fique por dentro do mundo do Direito.

🔗 Siga o nosso perfil no Instagram, interaja conosco e veja as notícias mais recentes sobre o Direito.

👨🏼‍🏫 Veja os cursos que lecionamos.

📧 Assine nossa newsletter para receber conteúdo jurídico atualizado diretamente no seu e-mail.

📒 Veja os livros que recomendamos.

💭 Sugira um assunto para ser abordado em texto, vídeo ou podcast.

Acesse a Comunidade Penal, um curso por assinatura no qual você terá acesso a um vasto conteúdo abrangendo as Ciências Penais, com aulas teóricas sobre Direito Penal e Processo Penal. Abrange também aulas de Prática Forense Penal, disciplina essa às vezes esquecida pela maioria das faculdades de Direito do Brasil.